O jogo que quero falar hoje é Hypnospace Outlaw, um indie bem intrigante, ele é meio que um simulador da internet dos anos 90, você é encarregado de moderar paginas do serviço hypnospace da merchantsoft, que funciona como uma internet que você aciona pelo o cérebro enquanto dorme, uma parada BEM bizarra, que me permita dizer, parece saída de um black mirror (puta observação bosta). Então no jogo você recebe as tarefas para remover conteúdos das paginas que infringem as regras, incluindo quebras de copyright, programas maliciosos e até assedio moral, porem ao longo do jogo você vai lendo a respeito sobre as pessoas usando hypnospace e a empresa por trás, e descobrindo todas as farsas e no que isso culmina na virada dos anos 2000. Como o que eu quero falar envolve dar detalhes do jogo considerados spoilers, então vou deixar pro final, primeiro vou pegar mais leve
A gameplay consiste em você ler as paginas da internet, eu recomendo se explorar cada pagina, cada detalhe é extremante fascinante pelo o jeito que eles conseguem fazer essas pessoas (que muitas vezes você só vê os user) parecerem interessantes, como pro exemplo, a primeira tarefa que você tem é tirar violações de copyright do personagem de desenho animado Gumshoe Gooper, e voce acha uma pagina de desenhos feito por crianças de primeiro ano dele, e voce derruba todas, quando o jogo da um timeskip, voce percebe que sua ação causa uma revolução no espaço com as pessoas enchendo suas paginas com o personagem e usando ele como um "símbolo patriótico" e é terrivelmente engraçado. Mas o jogo ele não permite muita personalização da historia, ela tem um começo, meio e fim bem igual independente das suas ações, mas mesmo assim, existe varias maneiras de se aproximar a experiência, ir descobrindo diversos detalhes
A experiência anos 90 aqui é reproduzida perfeitamente, para alguém que nasceu depois dessa era e só ouviu falar de longe, os visuais, as musicas e todas as coisas aqui é tão hipnotizante, se passa muito tempo explorando todas essas paginas, você realmente cai num espirais e lê muita interessante, mas agora eu devo ir pro assunto principal desse post que é o porque que tô falando dele.
A MORTE DA INTERNET
(agora eu vou dar alguns leves spoilers da historia) Nós sabemos que empresas grandes de tecnologia só querem saber de dinheiro acima de tudo, como eu ja falei, o caso do gumshoe gooper so acontece porque se é recebido um pedido dos donos do personagem para a remoção dos conteudos, incluindo desenhos de crianças do primario, alem disso outros casos acontece em relação a gestão da merchantsoft, como por exemplo, o serviço anterior ao Hypnospace, Netsettler, foi descontinuado, e como o sistema não era compatível com o novo sistema operacional deles, varias paginas ficaram destruídas, e muitos usuarios sairam. Essa não a unica coisa que rola tambem, como tambem houve a controversia das zonas nerds, que tinham varias dedicadas a nichos como quadrinhos, jogos, subculturas do tipo, porem os cabeças da empresa queriam "massificar" o serviço e relegou todas as zonas para uma só, deixando os servidores deles lentos com as paginas demorando para carregar. Quando você vai lendo o que as pessoas falam você percebendo as reclamações a essas péssimas decisões, e tambem encontra um fórum de hackers secreto que vaza informações sobre os donos da empresa, se voce ler as conversas que levam essa decisões se percebee o quanto eles são levados pelo o dinheiro para simplesmente agradar anunciantes e a própria marca.
Isso tudo que te falei, rola em DIVERSOS lugares na internet hoje, com a internet se tornando mais centralizada, sendo tudo agregado em certos sites controlados por big techs, a gente perdeu esse estilo "cada um tem seu canto na internet para fazer o quiser" hoje vivemos em perfis em iguais de redes sociais. E os problemas com leis de copyright, obsolência programada e de gestão geral. Agora mesmo tivemos a suspensão do Twitter no Brasil devido a incompetência e ego do Sr. Apartheid Elon Musk, que não quis cumprir com lei brasileira e levou a milhões de usuários ficarem bloqueados de seus perfis, claro que ali foi uma decisão politica além de financeira do bilionário, mas me reflito na ganancia do ser humano acima do proprio bem estar geral, algo presente em todas as coisas politicas e não politicas em nossa vida, não só na internet. Outras coisas que aconteceram recetemente refletem isso, como o fim do suporte ao adobe flash, o gigantesco ban do tumblr em 2018 e os ataques de copywright de empresas como viacom e nintendo fazem com as comunidades do youtube e sites de roms e fangames. Claro que o titulo que eu dei da morte da internet é exagero, a internet nao vai acabar assim agora, mas é so para exarcebar o quão fragil o ambiente online é (fora a mobilização extremista e o eterno odio generalizado), o que pode sumir da noite pro dia? que decisões gananciosas podem acontecer?
CONCLUSÃO
Joguem Hypnospace Outlaw, é uma ótima experiência para quem se interessa em internet e tecnologia, e traz muito para refletir sobre as situações de hoje em dia em relação a internet distopica que vivemos. Uma coisa que não falei que o jogo faz muito bem é criar um paralelo ao nosso mundo real, as pessoas tem sua própria cultura, com musicas, jargões, expressões e acontecimentos diferentes mais espelha coisas da vida real dos anos 90, definitivamente recomendo você prestar atenção em todos esses elementos enquanto o jogo vai apresentando a você. É serio, eu fiquei 3 dias direto obcecado nele tentando achar as paginas secretas, e ele é meio que só um simulador de computador dos anos 90 o que faz ser ainda mais fascinante como o cara conseguiu fazer isso sendo um jogo de pouco orçamento, e ainda descobri que ele ta desenvolvendo uma sequencia chamada Dremsettler, se passando nos anos 2000, definitivamente estou ansioso para ver como vai ficar isso. Por enquanto é só isso que queria falar, vou ficando por aqui, se cuidem.