De Skill Issue para o Paraiso do Ritmo (Rhythm Heaven DS)
Em maio/junho desse ano eu fiz o movimento arriscado de comprar um Nintendo 3DS XL usado na OLX por 600 reais, sendo que nao recebo nenhum dinheiro alem de uma mesadinha, mas é algo que eu queria cumprir a anos desde que perdi meu antigo aparelho em 2016. Quando chegou o portátil eu corri para fazer o desbloqueio maroto e abrir o mundo de possibilidades que tanto sonhei no ultimo ano, baixando varios jogos para experimentar, entre eles um que havia ouvido bastante falar mas nunca experimentei chamado Rhythm Heaven, e naquele momento eu nao sabia mas isso mudaria minha vida... ta exagerei um pouco, eu so descobri meu novo hiperfoco dos ultimos meses, mas para isso acontecer eu tive que superar minhas habilidades, minha paciencia e desabravar uma das series mais curiosas da nintendo.
Primeiro, o basico sobre o jogo: Rhythm Heaven para Nintendo DS é um jogo de ritmo criado pela a Nintendo em pareceria com Tsunku, um musico relativamente famoso no Japão, que trabalha aqui como diretor do jogo. O game consiste em minigames musicais diferentes baseado em apertar os comandos de acordo com a musica, aqui feito quase que inteiramente na tela de toque, por causa disso voce joga usando o DS na vertical, como se fosse um livro, o que é meio estranho, mas funciona melhor pra fazer o flick (ou como vou chamar a partir de agora, o "peteleco") com mais espaço que horizontalmente (te juro que esse é o caso)
Quando instalei o jogo, eu tinha a convicção que eu era ruim em jogos de ritmo, mas botei para experimentar por curiosidade, no primeiro dia eu joguei apenas 3 minigames: Built to Scale o primeiro é um ótimo introdutório porque a musica faz o "Dô-Ré-Mi-Fa.." você peteleca a tela no hora do "Sol", fazendo fácil de qualquer um acertar as notas, mesmo assim eu tirei uma nota "Just Ok" nesse, mas o seguinte era Glee Club, dos bonequinhos que constantemente vejo sendo especulados no smash bros por algum motivo, nesse minigame você o lapis na tela de toque para manter a boca do seu boneco calada, e solta quando é para soltar as notas, so que não tem muitas "cues" (ou dicas mesmo) para quando voce tem que fazer isso, voce tem que ir presumindo pela a musica, e eu simplismente não conseguia passar tirando só "Try Again"
Explicando brevemente como funciona o sistema de notas de Rhythm Heaven: o mais baixo é Try Again, seguido de Ok (e depois Just Ok) que te permite passar pro proximo, se voce faz uma performace muito boa voce tira um "Superb" que lhe concede a uma medalha e a possibilidade de tentar fazer a run perfeita naquele minigame. Eu não conseguia nem tirar um Ok em Glee Club por muito tempo, mas o jogo te dá a opção de pular um minigame se voce perde constantemente, mas fui reluzante em aceitar por que não achava "justo", ah quão orgulhoso o eu de alguns meses atrás era, eventualmente no mesmo dia eu acabei pulando aquele mingiame que eu nao aguentava mais, e o seguinte era Fillbots que a principio achei legal e facinho, tem que segurar para encher os robôs na hora certa, sabendo quando começar e soltar, mas o que acontecia comigo é que assim que eu errava um, eu perdia todo meu ritmo e errava todos os seguintes, e por causa disso, eu desisto do game aquele dia, achando que nao era pra mim, indo jogar jogos que eu tava mais interessado...
...ATÉ o dia que eu tava na faculdade sem fazer nada e tava cansado de jogar Picross 3D então abri o Rhythm Heaven de novo e PASSEI DE FILLBOTS NA CAGADA, fiquei embasbacado que eu seria capaz desse feito. Nisso fui pro proximo minigame, Fan Club, e algo depertou em mim, aquele minigame, com sua musica bonitinha, os macaquinhos batendo palma e seus padrões faceis de seguir, proporcionou que eu conseguisse passar com tranquilidade depois de algumas tentativas, e me deu vontade de continuar experimentando o jogo. Depois que se passa um set de 4 minigames, se abre um remix usando todos minigames do set com uma musica tematica original, e o primeiro remix do jogo é um bem divertido, tambem passei numa boa.
e ai Rhythm Heaven continua numa boa com seus diversos minigames, e quanto mais eu jogava mais eu ficava melhor e mais interessado no jogo, vou destacar quais minigames foram meus favoritos:
- Built to Scale (é simples mas é marcante e a musica gruda)
- Fillbots (quando se pega o jeito é prazeroso para caramba encher os robozinhos)
- Fan Club (mesmo sendo besta, acho bonitinha a musica, tanta em versao japonesa como em inglês)
- Shoot em up (musica muito boa com uma gameplay interessante)
- Blue Birds (adoro a tematica e musica desse)
- Love Lizard (isso foi fofo mano)
- Freeze Frame (bem divertido)
- The Dazzles (outro besta que acho uma gracinha e divertido)
- DJ School (impossivel nao gostar)
- Love Lab (coisa mais linda)
- Big Rock Finish (quando se pega o jeito tambem é muito maneiro)
- Lockstep (chutou muito minha bunda, mas quando entendi como funciona a mudança de batida, é um dos mais interessantes mecanicamente)
- Rockers (sou pessimo nesse, mas adoro a tematica dos rockeiros)
- Karate Man (marca registrada da franquia, e sempre com uma musica PEDRADA)
depois de 6 sets de minigames você vê os creditos do jogo, que é um jogo tambem, o Airboarder, que acho muito legal pela a musica, e depois desbloqueia mais series de fases com sequencias mais dificeis dos minigames passados, alguns com novas mecanicas, como Fan Club, Rhythm Rally, Fillbots e Rockers, ja os outros são só mais intensos. E no fim depois de todos os jogos diferentes e remixes, você tem a Remix 10, uma composição de todas as musicas dos minigames, super dificil, mas se você chegou até ali você ja sabe como fazer todos, e eu fui querendo mesmo passar esse, foi tanto que até gravei uma tentativa minha:
Impressionates habilidades, mas nao valeu, mas uma hora eu acabei conseguindo e foi uma sastifação aspera, fui de achar que não tinha nenhum ritmo para chegar até o final me divertindo e confiante comigo mesmo. Ainda me dediquei um pouco a pegar alguns dos conteudos bonus do jogo. Explicação rapida: Ao passar o minigame com um superb, se ganha uma medalha como falei antes, essas medalhas podem desbloquear coisas como rhythm toys, que sao literais brinquedos que mexem com ritmo, não valendo nada mesmo, tem os jogos infinitos tambem, que voce tenta fazer sua maior pontuação em alguma coisa de ritmo, como o Coin Toss que voce tem que pegar uma moeda na batida certa. E se você fazer uma run perfeita de um jogo quando aparece, que voce nao pode errar nenhuma nota até o fim, você desbloqueia ou uma musica no café ou um micro pedacinho de lore para você ler, ou seja, coisinha maneiras, mas que não necessario para mim viver minha vida. Tambem com medalhas tem o modo de lições de guitarra, que é uma expansão do minigame Rockers com musicas diferentes, tambem depois ramix tem o modo de batalha das bandas que são as lições de guitarra jogadas em sequencia, mas nem cheguei a tocar nisso. Meu saldo final foi: 11 medalhas, 4 perfeitos e 122 de flow (a pontuação maluca do jogo ai)
Rhythm Heaven é um fantastico jogo que mesmo que precise de uma curva de apredizado, qualquer um pode jogar e gostar, é imensamente criativo, divertido e unico em muitas formas. Os controles são otimos para se jogar no Nintendo DS, mas para emular fica dificil, não sei como fica para usar em celular, o touch de celular e de ds são bem diferentes então não sei se traduz bem, e jogar com mouse é tenso mesmo, então a melhor maneiro é no seu hardware original, nada que um DS usado barato e um R4 não resolva. Mesmo esse sendo o primeiro titulo notavel da serie Rhythm Heaven, sendo o primeiro a lançar no ocidente, o primeiro de fato veio no console antecessor apenas em terras niponicas, então no proximo post do blog apocaliptico irei contar minha experiencia com Rhythm Tengoku, até a proxima e se cuide :)
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