Quando somos pré-adolescentes nosso humor vai ser moldado por seja qual seja a coisa humorística que consumimos, e isso muda a cada geração, para os jovens mais adultos que tão chegando nos 30 foram coisas tipo Pânico, CQC, Porta dos Fundos, Casseta e Planeta, dentre outros. Já para quem tá terminando o ensino médio agora provavelmente foi a era dos Youtubers, e o que mais me impactou quando eu tinha essa idade foi Matheus Canella
Vou explicar a historia: aos meus 10 anos eu adorava o canal Cartuchito, um canal de gameplays com o Sr. Wilson do Colônia Contra Ataca junto com o Ronaldo do canal Gato Galactico, eu adorava os dois contando casos e se divertindo com jogos, era bem simples assim, até que um dia foi anunciado que o Ronaldo não faria mais parte do Cartuchito, os motivos e vertentes disso são outra historia, o que importava que Wilson se ele quisesse continuar o canal, que se baseava em dois caras jogando juntos no sofá, ele teria que chamar outra pessoa, foi ai que ele trouxe o relativamente desconhecido Matheus Canella, que não podia ser mais diferente do antecessor. Enquanto Ronaldo era de um canal de animação que tentava ser o mais family-friendly possivel, Canella exalava humor pesado, piadas absurdas com obsecenidades, as vezes as coisas mais terriveis, mas nunca problematico, canella sempre conseguiu desviar de ser considerado assim mesmo com ele querendo causar problema. Eu não vi isso com os melhores olhos na epoca, demorou para eu conseguir me acostumar com a mudança, mas quando aparecia alguma serie legal como a de Sonic Adventure 2 eu assisitia, mas com cuidado para que ninguem ouça o que o canella dizia. Nesse idade eu era bem inocente ainda, as crianças que eu interagia, garotos especificamente, ja tinham o comportamento de gostar de coisas adultas com humor pesado e violencia, como south park, o filme novo do deadpool ou as novas do funk carioca, mas as vezes eu recaia, maioria das vezes era porque eu nao entendia o significado de algumas palavras como sobrio ou aborto.
O primeiro video do Canella que me despertou interesse foi Minecraft Brazil Edition, um video de uma esquete bem curta e aleatorio com piadas muito haver com coisas da epoca (Taxistas vs Ubers, Crise Economica) mas ali eu consegui entender o charme do humor excraxado com referencia a convivencia e cultura (muito popular) brasileira, mas nao me inscrevi ali, demorou um tempinho, demorou um pouco para cair bastante a inocencia e matheus canella se tornar a minha referencia de humor, o que aconteceu no ano seguinte, acho que por um contato maior com memes de ifunny, youtube poops e coisas do tipo eu comecei a maratonar o canella, e que momento porque nesse periodo ele vivia seu auge. 2018 fez canella ser reconhecido num publico muito maior, muito por causa de videos como Porta Chupeta do Romero Britto por R$ 72,90, sua amizade com Lucas Inutilismo rendendo bom frutos no canal do Lucas e de vez quando despontando algum meme que paginas como a south america memes ficava reproduzindo até nao ter mais graça nenhuma. Tudo isso afetou gravemente a minha personalidade, mas de uma maneira boa, eu poderia ter recaido para um edgelord que acha que racismo e misoginia é engraçado, mas so me tornei muito sacado em o que é realmente é humor pesado que não seja precoceito gratuito e ao mesmo tempo são criticas consideraveis (ainda que superficiais).
Tudo ia bem nesse epoca nesse sentido para mim, o canella e essa relação quase parasocial, até a chegada da pandemia. Durante a pandemia tudo foi a merda, isso todos nós estamos ligados, mas desde do inicio do ano o canella diminiu o numero de videos que ele soltava, e tambem parou de aparecer no cartuchito, eu nos meus 14 anos estava me sentindo em abstinencia como um crackudo, achava que tudo que eu precisava era que esse paraibuano tivesse soltando videos engraçadinhos para eu ficar tranquilo. É meio vergonhoso admitir isso agora mas isso era como eu sentia na epoca, nao tinha nada legal para ficar vendo, era so o governo bolsonaro anunciando alguma merda ou pessoas discutindo como Cyberpunk 2077 seria o jogo do seculo. E essa abstinencia perdurou muito, felizmente existe uns 400 videos de cartuchito com o canella que eu posso ficar vendo em loop até eu morrer, então com o tempo eu fui me acomodando.
O bizarro é que o canal do Canella ficou parado por 2 anos, então o que ele tava fazendo nesse meio tempo? Bom, desde 2019 o Guaraná Antartica tem um canal no Youtube chamado Coisa Nossa, que se apresenta como um canal de variedades onde eles trazem outros youtubers para falarem de alguma coisa do brasil e promover a bebida, tentando puxar essa coisa de imagens da cultura brasileira alem do samba e do futebol. Foi uma boa jogada de marketing por parte deles, usando a linguagem meme e jovem com youtubers de nichos diferentes, mas o canella se destacou nisso, não sei como mas ele ganhou muita notoridade pelo o guaraná, o que pra mim que acompanhava ele a mais tempo é bizarro, claro que no canal de marca ele não pode sair gritando que cuzão gostoso, então é um canella mais leve, mas ainda trazendo a personalidade excentrica dele, e deu tão certo que ele ganhou até um sabor limitado do guaraná. Apesar de tudo eu quase nunca vi o coisa nossa, eu conseguia ver valor e porque alguem ia gostar de assistir, porem eu não quis ser sugado pelo o marketing, ainda mais que eu não bebo refrigerante. Acredito que com ele recebendo bons valores do guaraná ele começou a pensar diferente sobre o proprio trabalho, e foi uma das coisas que trouxe esse hiato, bom, isso e outra coisa.
O hiato fico mais claro quando Canella anunciou que estava fazendo um filme do Show da Madrugada, que foi o seu programa original no youtube, algo que ele não toca desde 2016. Eu fiquei muito animado, sera que com o canella voltando, as coisas voltariam a ser como era antes? Show da Madrugada o filme tem uma duração de só 50 minutos, o que é bem curto para alguem que ja consumiu horas de videos ensaios pretensiosos, porem é completamente aceitavel considerando o escopo do que é feito. O roteiro é quase inexistente, a duração toda sao os personagens interpretados pelo o canella fazendo tiradas entre em si em formato de algumas esquetes, mas é exatamente assim que os videos do canella sempre foram, esquetes sem sentido coladas entre si so que com a produção aumentada. Essa produção não tem nenhum valor para alguem que nao conhece os videos do canella, mas para mim, é prazeroso só poder ver esse homem fazer o que sempre quis, do jeito dele, é assim que um artista exerga a arte dos outros, a expressao genuina da criatividade. Junto com o filme, o canella tentou soltar alguns crubes da bolacha novos, mas infelizmente esses, apesar de divertidos, falharam em ser muito memoraveis, pelo menos pra mim, e então ele parou e novamente esta em hiato, mas eu não sinto que ele precisa voltar.
Depois de todo esse tempo, eu tomei a superar essa fixação pelo o conteúdo dele, ainda acho muito divertido e uma memoria muito boa, mas coisas boas acabam, momentos bons viram memorias eventualmente, a TV Globinho acabou e não há porque voltar, Ash Ketchum se aposentou ainda com 10 anos de idade mas com duas ligas pokemons, e a saga star wars acabou... faz 40 anos, mas ainda inventam filme porcaria para isso, e as pessoas que são atreladas demais ao passado e se recusam a crescer são chatas para caralho. Canella pode fazer o que ele quiser agora, mesmo que no filme os agiotas estavam batendo a porta dele, a realidade é que sua relação com o canal do guaraná foi o que colocou ele nesse estado onde ele tem uma maquina de pinball do space jam na casa dele. ja eu não sou mais adolescente, quando o Canella parou de fazer vídeo eu estava vivendo uma fase confusa onde eu ainda não tinha noção da minha vida a frente, então o meu youtuber de humor favorito simplesmente sumir era algo de se preocupar, hoje eu não me preocupo, e acho que essa experiência toda foi uma lição boa para deixar as algumas coisas como são, os momentos que Canella me deixou feliz eu vou guardar sempre com carinho, enquanto começo minha jornada artística assim como ele fez a 11 anos atrás.
Esse texto foi o primeiro de escritas pessoais que vou apelidar logs apocalípticos (porque soa como blog mas é um log tipo diario), vai ser um negocio meio newsletter só que sem nenhum prestigio, e que não recebe no email, pelo menos não por enquanto, vou tentar ver se da pra fazer isso se eu mover para outro site, por enquanto fiquem ligados no meu bluesky (anjinh002.bsky.social) para futuras novidades. No mais é so isso, até a proxima e se cuidem

Nenhum comentário:
Postar um comentário